segunda-feira, 13 de maio de 2013

Cinnamon Rolls (Rolinhos de Canela)


Esse pãezinhos fizeram parte da minha infância  lembro da minha mãe fazendo e da expectativa para que ficassem logo prontos. Na minha casa eles sempre foram chamados de "pão russo", o porque eu não sei, eles são um puco diferentes dos cinnamon rolls que vi por aí, mas na minha opinião ficam mais gostosos.

Nesse friozinho ficam deliciosos pra comer quentinhos.


Ingredientes

Para a massa:

100 ml de água morna
10 gramas de fermento biológico seco
2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de farinha de trigo
100 ml de leite morno
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
farinha de trigo até dar o ponto (aprox. 500 gramas)

Para o recheio


200 ml de nata

6 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de canela
3 gotas de essência de baunilha (opcional)


Preparo

Vamos começar fazendo uma esponja: junte a água morna, o fermento, o açúcar e as 3 colheres de trigo, misture bem e coloque em algum lugar morno até formar uma esponja (10 a 15 minutos).

Retire do forno junte o leite, o sal, os ovos e a manteiga,  misture bem e vá acrescentando trigo até dar o ponto. Deve desgrudar das mão mas não deve ficar uma massa muito dura. Sove um pouco e reserve em algum lugar úmido até que dobre de tamanho.
massa pronta pro descanso e depois de crescer
Depois da pausa abra a massa em uma superfície limpa.
Misture a nata, o açúcar, a canela e a baunilha se estiver usando e espalhe sobre a massa aberta. Reserve um pouco do recheio para finalizar.
Faça um rolinho, corte pedaços e distribua em uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga.

Deixe crescer até dobrar de tamanho e leve ao forno 200 graus até dourar. Tire do forno ainda quente e passe por cima o recheio reservado. 



Eu tenho um sério problema não consigo comer esses pãezinhos como uma pessoa normal tenho que ir desenrolando pra comer. Ele vai ficando assim.



Observações:

Se estiver muito frio coloque dentro do forno com a luz (apenas a luz) acesa.
A quantidade de açúcar e canela no recheio são opcionais, você pode colocar o quanto te agradar.
Eles continuam deliciosos depois de frio, mas gosto de esquentar por 15 segundos no microondas pra ficarem quentinhos.

Buon appetito!

3 comentários:

  1. Deliciosos!

    Maravilhosamente gulosos,

    Eu não resisto,

    Ficaram perfeitos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Patrícia, retribuindo a visita e o carinho. Amo esses pãezinhos.Os seus ficaram com uma cara ótima. Gostei da ideia de rechear com nata, vou testar. Beijinhos.

    ResponderExcluir