quarta-feira, 15 de maio de 2013

Costelinha ao molho barbecue


Estava eu um dia desses pensando em como eu queria ir no Outback comer a famosa costelinha ao molho barbecue deles, mas na minha cidade não tem Outback então o jeito foi fazer em casa. Esse molho é bem simples, qualquer pessoas por menos prendada que seja consegue fazer. Fica delicioso, a costelinha praticamente desmancha de tão macia. Asse com batatas para ter um acompanhamento perfeito.




Ingredientes

1,5 kg de costelinha
sal 
pimenta
azeite de oliva
batatas


Para o molho:
1 colher de sopa de óleo
1/2 cebola pequena picada
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de vinagre branco
2 colheres de sopa de shoyo ou molho inglês
2 xícaras de catchup
1 colher de sopa de chilli em pó ou páprica 
1/2 xícara de água
sal e pimenta a gosto

Preparo

Lave bem a costelinha, tempere com o sal e a pimenta, corte as batatas, tempere, distribua na assadeira com a carne e regue com azeite de oliva. Cubra com papel alumínio e leve ao forno 200 graus por 1 hora. 
Passado o tempo retire o papel alumínio e deixe dourar por cerca de 30 minutos (vire na metade do tempo para dourar dos dois lados).
Vamos fazer o molho:  refogue a cebola no óleo, acrescente o açúcar mascavo e o vinagre e deixe o açúcar dissolver. Acrescente o catchup, o shoyo, o chili e a água e cozinhe até engrossar. Tempere com sal e pimenta a gosto. Passe o molho por uma peneira para retirar os pedacinhos de cebola.
Retire a carne do fogo, retire as batatas, e passe generosamente o molho sobre a carne.
Aumente a temperatura para cerca de 250 graus, asse por 5 minutos, retire pincele o molho do outro lado e asse por mais 5 minutos, pincele mais molho devolva as batatas para a assadeira  e deixe assar cerca de 10 minutos.


Está pronto é só servir.



Observações:

Eu gosto de forrar a forma com papel alumínio para ficar mais fácil de limpar depois.
Tiramos a cebola do molho para que não queime no forno, o que deixaria um sabor amargo na carne.
Eu coloco novamente as batatas só no final para que não peguem demais o sabor do molho, dessa forma elas ficam levemente adocicadas.


Buon appetito!

5 comentários:

  1. Oi Patrícia,
    Vim conhecer seu blog e gostei muito.
    A receita de hoje é das minhas preferidas.
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz esse molho ontem e ficou uma delícia, mas usei em outra carne. Esse finde vou fazer de novo mas dessa vez com a costelinha, depois conto como ficou...mas o molho...hnnnn... aprovadíssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse molho é realmente uma delícia com qualquer carne, mas faz com a costelinha que você não vai se arrepender. Bjs

      Excluir
  3. Eu fiz essa receita esse final de semana! Todo mundo amou, ficou bom demais, além de ser muito fácil. Super aprovado. Para acompanhar eu fiz batata assada com salsinha (acho que você deveria ensinar no blog), arroz e um bom vinho!

    ResponderExcluir