segunda-feira, 27 de maio de 2013

Pudim de pão (receita da Nigella)

Essa receita é feita com brioche, mas a ideia me bateu numa hora que eu não os tinha em casa e nem a mínima intenção de sair, comprar e esperar mais 1 dia pra poder fazer (tem que ser com brioche ou pão dormido). Então eu fiz com pãozinho ou pão francês, cada um chama como quer! Vi essa receita em um vídeo, fui procurar não achei mais o dito cujo, mas encontrei a receita aqui. Adaptei um pouquinho!!




Ingredientes

2 ou 3 pãezinhos envelhecidos
100 gramas de açúcar
2 colheres de sopa de água
125 ml de creme de leite 
125 ml de leite integral
2 colheres de sopa de bourbon ou rum (usei 1 colher de sopa de extrato de baunilha feito com vodca)
2 ovos grandes

Preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Corte os pães em pedaços médios (alguns pães devem ficar pra fora do líquido para que fiquem crocantes). Coloque os pães cortados em um recipiente com capacidade de aproximadamente 500 ml. 
Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo para formar um caramelo (não mexa com colher depois que o açúcar dissolver, você pode girar a panela para mexer o caramelo).
Abaixe o fogo e acrescente o creme de leite, não se assuste vai borbulhar bastante. Mexa até dissolver (parece que vai dar errado, mas continue mexendo que vai dissolver). Acrescente o leite e o rum/bourbon/extrato e continue mexendo. Retire do fogo.
Bata bem os ovos e acrescente a mistura de caramelo ( bem devagar para não cozinhar os ovos, vá derramando a mistura nos ovos lentamente e mexendo sem parar).
Despeje essa mistura nos pães, reserve por 10 minutos para que absorva bem e leve ao forno.
Pronta para ir ao forno
Eu gosto de jogar canela por cima, fica uma delícia.
Serve até 3 pessoas não muito esfomeadas.

Buon appetito!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário