quinta-feira, 30 de maio de 2013

Torta Alemã


Já cansei de falar o desastre que sou no quesito decoração, então não se deixem levar pela aparência da minha torta. Ela ficou simplesmente deliciosa. Essa é a torta favorita do marido e por anos tenho tentado, em vão, fazer uma que o agradasse, ele sempre come é claro, mas não com aquela empolgação de quem realmente gostou.
Pra quem não sabe moro em Blumenau mas nasci em Joinville e toda minha família por parte de pai mora lá. Meus pais foram buscar minha avó para passar uns dias conosco e ela trouxe um pedaço dessa torta que minhas primas fizeram, quando provei eu sabia que tinha que fazer!!! Pedi a receita pra minha querida prima Danielle e ela gentilmente me passou. Pelo que fiquei sabendo essa torta está sendo muito requisitada e claro a Dani (que tem apenas 16 anos) também. Deixo aqui meu agradecimento à Dani e à Nanda pela receitinha maravilhosa.

Ingredientes
2 potes de nata gelada (600 gramas)
2 latas de leite condensado
1 pacote de bolacha maizena (cerca de 400 gramas)
leite para molhar as bolachas
essência de baunilha (opcional)

Para cobertura
1 barra de chocolate ao leite
1 caixinha de creme de leite

Preparo

Bata a nata na batedeira até engrossar (cuidado pra não virar manteiga), acrescente o leite condensado e continue batendo até formar um creme firme (não duro). Reserve.

Montagem: Eu usei uma forma de aro removível de 23cm de diâmetro. Coloque leite no prato e um pouco de essência de baunilha (se for usar). Molhe rapidamente as bolachas (não deixe elas encharcarem) e coloque na forma.
Coloque uma camada do creme e acrescente as bolachas da lateral ( se você conseguir colocar antes melhor, mas eu não consegui, as minhas ficavam caindo). Não molhe as bolachas da lateral.
Acrescente mais creme e mais bolacha molhada no leite até acabar com o creme. Leve a geladeira por cerca de 3 horas. 
Quando estiver bem firme faça a cobertura.
Derreta o chocolate como de costume ou veja aqui como fazer, acrescente o creme de leite, deixe esfriar um pouco e coloque em cima da torta.


Mais fácil impossível. Eu só experimentei pois intolerância a lactose não me permite exagerar sem sofrer as consequências, mas o marido comeu metade da torta na mesma noite.


Observações:

Acredito que seja possível fazer com creme de leite fresco no lugar da nata mas eu não testei. Aqui no sul encontramos nata em qualquer esquina mas creme de leite fresco é super difícil de conseguir. Na minha cidade só um supermercado vende e nem sempre tem. 
A torta fica bem docinha então se preferir use chocolate meio amargo ou amargo na cobertura.
A pressa do marido era tanta em provar que acabei tirando ela do aro antes do tempo e ela começou a desmoronar, mas com muita calma consegui colocar o aro de volta e coloquei no congelador um pouquinho. Então tenha paciência e espere ela firmar bem. 
Se desejar não precisa desenformar, pode fazer numa travessa normal.

Buon appetito!!

Um comentário: