segunda-feira, 3 de junho de 2013

Alfajor Argentino

Há muito tempo que namoro essa receita. Ficava protelando e sempre arrumava uma desculpa pra não fazer, até que um dia decidi e nada ia me impedir, nem a farinha que acabou, nem a maizena que era pouca. Eu sou assim, quando decido fazer uma coisa nada me faz mudar de ideia. Aconteceu também quando tentei fazer marshmallow, ainda não consegui chegar no resultado que quero, por isso não parei de tentar,o último, de limão estava tão azedo que foi difícil engolir. 
Bem chega de enrolação, essa receita vem lá do Fofurices um blog tão fofo quanto o nome. A Sam, dona do blog, tem um jeito tão simples e fofo de explicar as coisas que fica super fácil de entender. Enfim, meu alfajor ficou uma delícia mas eu mudaria algumas coisas numa próxima vez, eu explico melhor lá no final.



Xícara medidora de 240ml

Ingredientes

1 xícara (160 gramas) de açúcar
1 colher de açúcar de baunilha (não usei, eu não tinha)
1 colher de café rasa de fermento em pó (bem pouco mesmo)
1 e 3/4 de xícara (210 gramas) de farinha de trigo
2 xícaras (200 gramas) de amido de milho
200 gramas de manteiga sem sal gelada
3 gemas peneiradas
1 colher de sopa de extrato de baunilha
1 colher de chá de raspas de limão
Para o recheio doce de leite firme
Para cobertura 500 gramas de chocolate 

Preparo

Prepare os ingredientes que vai usar.
Prepare as raspas do limão. Passe as gemas pela peneira (não use a colher, coloque as gemas na peneira, fure a pele e deixe elas escorrerem sozinhas, prepare antes de começar pra não bater o desespero na hora que precisar delas).
Peneire o açúcar, o açúcar de baunilha, o fermento, o trigo e o amido de milho. Reserve. 
Pique a manteiga gelada.
Misture a manteiga aos ingredientes secos até obter uma farofa. Acrescente as gemas peneiradas e o extrato de baunilha, junte as raspas de limão e amasse até obter uma massa lisa e homogênea. Forme um retângulo, enrole em plástico filme e leve a geladeira por uma hora.
Abra a massa entre dois plásticos e corte do tamanho desejado, use uma aro ou a borda de um copo. A sugestão é abrir com espessura entre 0.3 e 0.5 cm. Eu abri com 0.5 mas numa próxima vez vou abrir mais fino. Coloque numa assadeira untada e enfarinhada ou forrada com papel manteiga. Leve a geladeira por uns 10 minutos antes de assar. Leve ao forno pré-aquecido 180 graus por cerca de 15 minutos, eles devem ficar levemente dourados.
Antes e depois de assar
Espere esfriar completamente para rechear. Coloque o doce de leite no centro do biscoito e tampe com outro biscoito, fazendo uma pequena pressão para espalhar o recheio.
Para banhar o alfajor é necessário temperar o chocolate, aqui tem uma explicação bem simples de como fazer. Após mergulhar no chocolate retire o excesso, coloque sobre um papel alumínio e leve a geladeira por 15 minutos para secar.
Enquanto o chocolate está mole você pode colocar alguns confeitos se desejar. Embrulhe como preferir. 

Essa receita rendeu 34 alfajores.

Observações:

A Sam do Fofurices sugere usar chocolate amargo para banhar o alfajor, eu preferi usar uma mistura de chocolate ao leite com chocolate 50% cacau para não ficar nem muito amargo nem muito doce.
Na próxima vez que fizer vou deixar os biscoitinhos mais fininhos para que fiquem mais delicados. 
Não coloquei muito doce de leite no recheio pois fiquei com medo de dar alguma coisa errada na hora de banhar, mas percebi que é neura minha, na próxima vez vou colocar mais recheio.

Buon appetito!!


2 comentários:

  1. Olá Patricia!
    Adoro alfajor argentino e sempre que vou a Roma compro uma caixinha, mas custa uma fortuna, onze euros a caixa com seis:(
    Sou como você, quando decido fazer uma coisa nada me faz mudar de ideia - hehehe!
    Marshmallow também está na minha listinha e agora vou poder fazer, pois finalmente comprei um termômetro para açúcar.
    Adorei a tua receita e o passo-a-passo ficou show - muito bem explicadinho.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse alfajor tá a preço de ouro Léia. kkkk
      Meu sonho é um termômetro culinário mas ainda não encontrei na minha cidade!! Tristeza!! Assim que achar ninguém mais me segura!!! Bjs

      Excluir