segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cheesecake de maracujá

Essa receita foi adaptada do blog Com uma pitada de açúcar. Não vai ao forno, não vai gelatina (como já vi muitos por aí) são poucos ingredientes, fácil de fazer e fica simplesmente delicioso. Apesar de me fazer um mal horrível devido a intolerância a lactose já fiz várias vezes, com diversas coberturas mas a que mais gosto é a de maracujá. Peço desculpas desde já pelas fotos, fiz ele a noite e cortei a noite, o desespero pra provar também não ajudou. Não se deixe levar pelas fotos. Se você sempre sonhou em fazer um cheesecake pra chamar de seu essa é sua oportunidade.

Ingredientes

Base
150 gramas de bolacha maizena
90 gramas de manteiga sem sal amolecida

Recheio
450 gramas de cream cheese em temperatura ambiente
90 gramas de açúcar de confeiteiro (não o impalpável)
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 colheres de chá de suco de limão
150 ml de nata gelada
150 ml de creme de leite de caixinha gelado
(você pode substituir os dois por 300 ml de creme de leite fresco)

Cobertura
2 maracujás
1/2 xícara de água
1 xícara de açúcar (aprox.)

Preparo

Base: Triture os biscoitos no processador ou liquidificador, misture muito bem com a manteiga amolecida e forre o fundo da forma que for usar com essa mistura. Eu usei uma forma de fundo removível de 23 cm e forrei o fundo com papel manteiga para ele desgrudar mais fácil. Leve a geladeira por uns 20 minutos enquanto prepara o creme.
Recheio: Com o auxílio de uma batedeira bata o cream cheese, o açúcar peneirado, o extrato de baunilha e o suco do limão até obter um creme fofo. Reserve.
Misture a nata e o creme de leite e bata até obter picos firmes (cuidado para não virar manteiga), ou bata o creme de leite fresco em picos firmes. Misture sem bater ao cream cheese reservado, coloque sobre a base e leve a geladeira por no mínimo 3 horas (o ideal é deixar de um dia para o outro).
Cobertura: Bata os maracujás no liquidificador com a água. Reserve algumas sementes inteiras. Passe o suco pela peneira, acrescente o açúcar, as sementes inteiras e leve ao fogo até engrossar. O importante aqui é colocar o quanto de açúcar você julgar necessário, seu maracujá pode estar mais doce ou mais azedo, prove e vá colocando o açúcar. Lembre que é o açúcar que vai engrossar a calda. Quando estiver na consistência desejada desligue e espere esfriar para colocar por cima do cheesecake. Ele deve estar mais mole que uma geleia, lembre que vai engrossar mais um pouco depois de frio. 

Rende um cheesecake de 23 cm.

Observações:

Açúcar impalpável e açúcar de confeiteiro são coisas diferentes, o impalpável possui amido de milho na composição o de confeiteiro não. Mas vai dar diferença no meu cheesecake? Sinceramente não sei, mas a receita é essa, se você tiver disposição pra testar me avisa se funcionou, mas se não funcionar não adianta brigar comigo depois.
Você também pode encontrar o açúcar impalpável com o nome de açúcar de confeiteiro impalpável, por isso olhe sempre a composição.
Por que eu fiz meu cheesecake com metade nata e metade creme de leite de caixinha? Em primeiro lugar porque encontrar creme de leite fresco na minha cidade é mais difícil que garimpar ouro, por isso tenho que adaptar com o que tenho em mãos. A nata é um creme de leite pasteurizado e é muito comum aqui no sul mas possui até 50% de gordura o que eu acho demais, mas ela vira chantilly, enquanto o creme de leite de caixinha não. Por isso misturo os dois, mas se você quiser usar só a nata ou por exemplo 75% nata / 25% creme de leite de caixinha pode usar, só não coloque mais creme de leite que nata por que não vai endurecer. Lembre: os dois tem que estar bem gelados!
Você pode cobrir o cheesecake com uma geleia de sua preferência, se ela estiver muito dura coloque um pouquinho de água e leve ao fogo até amolecer ou esquente um pouquinho microondas. Ou cubra com uma ganache de chocolate.

Sei que essa postagem ficou bem longa, mas eu queira explicar o melhor possível. Qualquer dúvida é só perguntar. 

Buon appetito!

4 comentários:

  1. Oi Patricia! Conheço essa receita de cheesecake da Stefânia. Também já fiz um cheesecake com ela, veja aqui: http://executivadepanela.blogspot.com.br/2011/09/o-melhor-cheesecake-que-ja-provei.html
    Realmente fica delicioso e entendo perfeitamente porque você se arrisca, mesmo com intolerância à lactose. Suas dicas no final da postagem são ótimas. Aqui em SP (capital hein?) também era muito difícil encontrar creme de leite fresco. De respente de uns 2 anos para cá, tem 'pipocado' em tudo quanto é supermercado. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso esse seu cheesecake Paula. Espero que no futuro fique mais fácil encontrar o bendito do creme de leite fresco aqui no sul. Bjs

      Excluir
    2. Oi Patrícia, me passa o seu e-mail por gentileza, gostaria de conversar contigo sobre uma possível parceria.
      Grata, Fabiana.
      contato@bemvindaserafina.com.br
      www.bemvindaserafina.com.br
      www.blog.bemvindaserafina.com.br

      Excluir
  2. Bom dia Patricia!
    Adoro tudo feito com maracujá! Consumo pouco, pois na minha cidade o quilo custa quase 20 euros:(
    Adoraria provar o teu cheesecake, pois tem um aspecto maravilhoso.
    Achei interessante não usar gelatina, sendo que não vai ao forno!
    Eu também tive problemas com intolerância a lactose, mas fiz um tratamento ortomolecular e melhorei muitíssimo.
    Bjim com muito karim
    Léia

    ResponderExcluir